Em São Paulo a festa de São João é Festa Junina e se resume às festinhas de escola e algumas igrejas que tem quermesse. As crianças usam aqueles vestidinhos baratinhos de chita que são quadriculados ou floridos com redinhas e chapéu de trancinha. Meninos usam calça jeans com remendos alinhavados pela mãe, camisa xadrez, muitas vezes de chita também, chapéu de palha, lenço no pescoço. Ambos pintam o rosto com pintinhas e os meninos fazem bigodes e barba! E o dente pintado de preto!!!
Morei em Goiás e lá os vestidos das meninas era a coisa mais linda! Nada de simplicidade! Eram vestidos que lembravam as prendas gaúchas! Bom, para se ter uma ideia, era alugados!!! Para as festinhas de escola!!! Não vi comemorações diferentes de SP: escolas e quermesse em igrejas.
Aí cheguei aqui na Bahia em agosto de 2010. Em dezembro avisei a Luiza: se o lixeiro, carteiro ou sei lá mais quem passar pedindo caixinha de Natal, diz que não tem nada. Dezembro passou e eu confesso que fiquei feliz que provavelmente eu não estava em cas quando passaram pedindo caixinha. (Eu não dou caixinha de Natal não! Alguém dá caixinha pra mim? Ou para meu marido? Então...). Enfim chegou o São João. Fogueira para todo lado! Todo mundo só falando em São João. Mas só me dei conta da festa que é realmente, depois que passou!
Dezembro chegou novamente e vi que aqui não se tem o péssimo hábito de pedir caixinha de Natal! Que bom, né?!

Antes do São João as pessoas desejam bom São joão ou feliz são joão umas para as outras!
E o melhor e mais curioso de tudo isso: Sexta-feira passada o lixeiro passou de casa em casa pedindo CAIXINHA DE SÃO JOÃO!!!! É isso mesmo! Caixinha de São João!
É aqui o São João é mesmo mais festejado do que o Natal e o Ano Novo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário