domingo, 18 de maio de 2008

Escola!

Quinta-feira estava na escola da Luiza e do Henrique esperando a Luiza fazer a prova de recuperação (sim, ela ficou, mas isso é outra história...). Todas as semanas eu vou lá pra levar o Henrique no judô, mas essa quinta foi diferente.
Em meio aqueles adolecentes e crianças voltei no tempo. Cheiro de escola é diferente! é uma mistura de lanche da cantina, banho tomado, perfumes e suor de criança!!!
Parei e observei: meninas com suas calças já ficando curtas e lancheiras da moranguinho na mão; meninos com calças de joelhos gastos, outros com apliques de couro nos joelhos; meninas com bolsas e batons querendo crescer e meninos com seus cabelos suados correndo pelas rampas querendo aparecer. Adolescentes gritando querendo por tudo se destacarem no meio de tantos outros. No pátio as lancheiras ficam em um canto após terem comido seus lanches preparados cuidadosamente pela mamãe que nem imagina o corre-corre que acontece com a barriga ainda cheia!!!! Meninos com seus 8 ou 9 anos provocam as meninas, que já querem parecer mocinhas enquanto os meninos fazem questão de serem moleques e passam por elas e bagunçam os cabelos, que foram penteados cuidadosamente e estão presos com presilhas coloridas de bichinhos.
Vez ou outra sou acorada desse sonho por alguma criança que se aproxima pra ver o Pietro no meu colo. Mas tão logo a criança se vai eu volto a mergulhar nesse universo escolar que já vai distante de mim. Professoras dessem as rampar à frente da sua turminha ávida por correr em disparada em direção à cantina. Professoras cansadas. Crianças incansáveis. Um menino desse a rampa correndo e se joga de joelhos. Escorrega talvez por um metro. Ah! É assim que os joelhos gastam!!! Uma menina desse a rampa com uma bolsa pendurada no ombro. Bolsa de adulto! Na mão oposta uma lancheira cor-de-rosa! Lancheira de criança! Anda como se fosse uma mocinha, tinha no máximo 9 anos!
Lembrei de mim! Eu não tinha pressa de crescer. Na minha época as crianças da minha escola eram cruéis! Enquanto eu queria ser apenas criança aos 12 anos, meninas já usavam unhas compridas e iam em manicures. Enquanto eu nem me importava com minhas calças da escola, meninas já queriam usá-las justas para marcar o quadril!
Não mudou nada! Meninas que não querem crescer continuam estudando com meninas que insistem em pular a infância! Meninos comtinuam barulhentos e colocando apelidos...
Apesar de tudo, tenho saudade!

Nenhum comentário: