sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alimentação dos filhos

O Pietro está comendo! E aí vem a preocupação: será que estou fazendo a comidinha dele com tudo o que é necessário para que ele cresça saudável?
Quando a Luiza começou a comer eu fazia alquimia na cozinha! Tinha que ter um tipo de carne (frango, peixe, carne de vaca, fígado de galinha ou de boi), dois tipo de legumes, um tipo de verdura, um tipo de grão. Gente, era uma loucura! Tinha umas que ficavam divinas! Mas outras ficavam uma verdadeira gororoba!!!!! Ela também comia todos os tipos de frutas - abacate, goiaba, kiwi... Por volta de um ano passou a recusar comida. Não comia absolutamente nada! Com quase dois anos passou a comer de tudo novamente. Quando falo "de tudo", é de tudo mesmo: quiabo, beterraba, repolho, brócolis... Você deve estar pensando: "Nossa! Essa menina deve ter uma saúde de ferro!" Está enganado! A Luiza teve uma anemia tão forte quando tinha 2 anos e meio que até a pediatra ficou assustada! Aliás, até hoje vira e mexe está com anemia fraca, mas anemia! Teve tanta pneumonia que quase abri uma farmácia! Só parou com a pneumonia depois da vacina particular! Hoje ela não fica mais doente com tanta frequencia, mas ela continua comendo super bem!
Aí veio o Henrique! E lá fui eu para a cozinha. Ele não comia nada. Nunca gostou de nada. Pra ajudar ainda mais, ele teve um problema intestinal e não podia comer nada, nem fruta! Com dois anos e meio voltou a comer de tudo. Mas não gosta de muita coisa! Quando bebê, até os dois anos, ele nunca comeu mamão, não podia comer fruta nenhuma, quase nenhum legume (pq tem frutose) e nada com açúcar. Aí você pensa: "Tadinho... Devia estar sempre doente..." Que nada! Nunca chegou nem perto de uma anemia. Teve pneumonia 1 vez até hoje! É super alto em relação às outras crianças!!!
Agora vem o Pietro e lá estou eu preocupada em oferecer tudo o ue é preciso pra que ele cresça saudável! Mas aí olho em volta e fico me questionando: será que vale tudo isso? Meu sobrinho é um mês mais velho que o Pietro. No começo do mês passado fomos à um casamento e era hora dele jantar. Minha sogra estava cuidando dele e começou a dar salgados pra ele. Que salgados? Bolinho de carne, coxinha... Frituras!!! Depois deu pão com maionese! E por fim um potinho da nestlé. Ufa! Gente! Fritura e maionese!!! E para minha surpresa ele tomou Sprite e Guaraná!!!!! Isso com 8 meses!!! Com 3 meses ele já comia frutas! Com 4 tomava sopa! E está muito bem, obrigada!

É engraçado e curioso como a gente se preocupa em fazer de tudo para que eles sejam saudáveis, comam bem, não tenham problemas com alergias alimentares e tal! Eu falei para meu marido que o Pedro comia de tudo e não tinha nada pq a irmã dele não era preocupada com isso! E que se eu desse um salgado daquele pro meu bebê era capaz dele ir parar no hospital! O pior é que é assim mesmo! E sabe no que acredito? Obra de Deus! Ele envia seus filhos mais frágeis pra quem vai ter mais cuidado com certas coisas e os mais fortes para quem tem os cuidados voltados para outras coisas. Os filhos da minha cunhada são fortes, bem cuidados, limpos, educados, inteligentes e comem de tudo! Assim como os meus! A diferença está só em como a alimentação foi introduzida!

Ai, que confusão! Está certo ou errado fazer como faço? Acho que tudo vai de criança para criança! Luiza comeu de tudo e sempre ficou doente. Henrique não podia comer nada e estava sempre bem! Meus sobrinhos comiam até pedrinha e estão todos aí, sem alergias nem nada!

Na dúvida continuo seguindo na minha nova teoria: Amamentação exclusiva por mais tempo, introdução de alimentos mais lenta e sem alquimias! Hoje ele almoçou arroz, chuchu e carne moída! Quase não comeu e eu nem me descabelei pq ele tem o leitinho da mamãe!

Como será que vai ser com o próximo???

Off: tomei aquela vacina contra rubéola e sarampo hoje! Três meses sem poder engravidar! Não vai dar para antecipar meus planos hehehehehe

Nenhum comentário: