terça-feira, 28 de julho de 2009

Mingau!



Eu já tinha a Lily, mas ela era, e ainda é, uma gata arisca, bem na dela! Fiquei sabendo que a Bruna esperava filhotes. Bruna era uma gata toda branca, peluda e com grandes olhos amarelos. Com a novidade veio o a encomenda: se a Bruna tivesse um gatinho todo branco e macho ele seria meu. Minha mãe não queria mais um gato, mas assim que nasceram os gatinhos da Bruna e foi nos falado que tinham 2 gatinhos todo branco ela mudou de idéia. A Bruna teve problemas e o leite secou. Sua dona tinha que dar mamadeira para 5 gatinhos e cansada começou a distribuição dos gatinhos. Fomos os primeiros a buscar o nosso. Ficamos em dúvida entre qual dos dois branquinhos escolheríamos. Um era bem peludo e o outro de pelo bem curto. Não dava para saber a cor dos olhos, pois eles tinham 24 dias e ainda eram acinzentados. Ficamos com o mais peludinho. Antes de ir embora eu olhei bem para os olhinhos dele e falei que seriam um de cada cor, mas ninguém acreditou! Tudo bem, pois pouco tempo depois ele tinha um olho verde e outro azul. O nome dele: Mingau. Igual ao gatinho da Magali, da Turma da Mônica.

O Mingau mamava em mamadeira quando chegou em casa. Era tão pequeno que dormia em uma caixinha de sapato ao lado da cama da minha mãe. E ele não conseguia andar até os pés da cama, pois era longe para ele! Logo a mamadeira foi substituida por ração para filhotes e o Mingau foi crescendo. Ele e a Lily se estranharam no começo, mas logo viraram amigos! Logo descobri que eu estava grávida e minha mãe ficou com medo de ter os gatos e mais um bebê em casa, mas não deixei ela dar meus amiguinhos! A Luiza nasceu e os gatos ficaram! Quando o Mingau tinha um pouco mais de 2 anos mudamos para Atibaia. De gato de apartamento ele passou a morar em uma casa. foi devidamente castrando antes de ir para a rua. Nunca foi longe. Nunca passou a noite fora de casa. De Atibaia ele foi morar em Sinop, Mato Grosso. Fomos de carro e ele foi junto! Aliás, só fomos de carro pq no avião de Cuiabá para Sinop não podia ir animais!!! Foram 3 dias de carro. ele dormia nos hotéis com a gente!!!! O Mingau e a Lily! Ela sempre junto com a gente também! em Sinop ele de branco ficou bege! A terra vermelha de lá deixou seu pelo escuro! De Sinop, nós voltamos para São Paulo, mas ainda sem casa, moramos na casa da minha tia em uma chácara em Embú-Guaçu. Por causa do grande espaço, vizinhos caninos e não ser nossa casa ele morou por dois meses, quase três, em um banheiro frio e úmido ao lado da churrasqueira. Depois voltou para um apartamento e lá voltou a dormir no pé da cama! Em 2002 me casei e fui morar em Goiás. 17 horas dentro de um ônibus, sempre na caixinha de transporte! Voltou a ser gato de casa. Gostava de dormir esticado ao sol. Um gatão folgado! Quando o Henrique nasceu ele gostava de estar sempre perto. Por duas vezes aparou as costas do Henrique quando deixei ele dormindo sozinho no sofá da sala e saí de perto! E o Henrique deu seus primeiros passos andando atrás do Mingau! O Mingau sempre gostou de estar perto, mas era um estar tímido, quase sem graça!

Em 2005 voltamos para São Paulo e foram mais 17 horas dentro do ônibus para a volta! Chegamo e fomos morar na casa da minha mãe. Apartamento no primeiro andar. De início deixávamos as janelas fechadas ou se estavam abertas, as portas fechadas. Mas depois percebi que ele adorava ficar olhando na janela e que não iria cair! Mas um dia dei falta dele já de noite! Procurei e não achei! Fui na area de serviço e com uma lanterna vi que o toldo que ficava embaixo da janela (em cima de uma porta que dava para o parquinho) estava com marca de patas escorregando!!!! Desci para procurá-lo e descobri que ele havia caído da janela pela manhã e que por mais que os funcionários do prédio tivessem tentado por ele para fora ele sempre se escondia em um canto. estava no jardim da piscina escondido. Só miava quando eu chamava o seu nome.

Depois mudamos para esse apartamento que estamos hoje. Apartamento no térreo. Escapou várias vezes pela janela da sala, mas nunca foi longe. Quando coloquei tela na área de serviço o lugar preferido dele passou a ser em cima da máquina observando o movimento lá fora! Parecia até de mentira! Quando fiquei grávida do Pietro, antes mesmo de ter barriga ele veio passar a cabeça em mim, bem na barriga, e deixou de "passear" em cima de mim quando eu estava deitada no sofá! Uma diversão dele era fazer com o meu cabelo o que os gatos fazem quando estão tomando banho. Ele lambia e puxava. Eu não deixava sempre, mas era muito engraçado ele fazendo isso! Ele não podia me ver de cabelo molhado que lá vinha ele me dar banho! Outra coisa que ele gostava era de ficar pedindo carinho quando eu estava deitada na cama lendo! Mas era só ele ouvir o Rafael se aproximando que pulava da cama e saia correndo! Ele também gostava de beber água na torneira do tanque ou na pia do banheiro!

Até que em maio notei que estava muito magro. Achei que não tinha gostado da ração nova, mas nem com fome ele comia. Achei que fosse depressão, mas ele continuava pedindo carinho e tendo atenção como sempre teve! Quinta-feira, dia 23/07 o levei ao veterinário. Insuficiêcia renal gravíssima! Dois dias internado e quando voltou para casa ele já não tinha nem mais forças para subir no tanque!

Ontem, dia 27/07 por volta de 18:30 ele foi morar no céu dos gatinhos! Deu seus últimos suspiros ao meu lado, dentro da caixinha que eu havia prepado para ele descansar... Foi com muita dor que o vi partir com 12 anos, 9 meses e 3 dias. Meu amiguinho, Mingau!!!

*24/10/1996

+27/07/2009

Nenhum comentário: