segunda-feira, 27 de junho de 2011

Questão de parto

Depois da maravilhosa, fantástica e *sem palavras para descrever* experiencia de parto que tive, virei fanática por esse assunto!  Já era antes, mas depois de você provar uma coisa tão boa, é natural que deseje compartilhar e deseje que as outras pessoas também provem, não é assim?!
Infelizmente a maioria das mulheres que engravidam não querem passar por essa experiência, ou as que desejam não sabem como é o mundo das cesáreas no Brasil e cai no conto do bebê grande, cordão enrolado, placenta velha, mãe nova, mãe velha, mãe míope, unha encravada, chulé crônico, bebê grudado na placenta e por aí vai a lista de absurdos que conseguem inventar para que a mãezinha se sinta convencida de que não pode parir!
Como fugir desses absurdos?  SE INFORMANDO!  Hoje em dia a internet está aí para isso!  Quem sabe usar, tem uma ferramenta de grande poder nas mãos, tanto para divulgar como para informar!  Me assusta a quantidade de mães na rede e na blogosfera que não buscam e não se informam.  Ficam passivas diante da tela do computador apenas colhendo as informações que chegam através dos outros sem questionar, sem pesquisar, sem buscar!
"tá com cólicas? dá chá!", "acorda de noite? deixa chorando!", "tá com 38 semanas sem dilatação? Não vai dilatar mais!", "a barriga está grande? o bebê não vai passar!" "meu bebê nasceu por cesárea por causa do cordão no pescoço, o seu tbm vai nascer por cesárea!"...  E a mãezinha com a melhor das intensões junta toda essa informação que chegou nela e usa!  Sem questionar o motivo da amamentação exclusiva (sem chás) até 6 meses, sem questionar ou buscar soluções para não deixar seu bebê chorando, sem dar um google e ver se é possível a mulher dilatar depois das 38 semanas, sem buscar relatos de partos de bebês grandes e sem descobrir que cordão no pescoço é o maior mito que existe e a maior enrolada que o médico inventa para levar mães para a cesárea!
Claro que se você está lendo essa postagem não se enquadra mais nessa descrição de passiva que acabei de dar.  Talvez já tenha se enquadrado, assim como eu, que tive TRÊS cesáreas eletivas e me enquadrava muito bem nessa mãezinha que ouve e usa tudo sem saber o que está certo, o que está errado, o que dá para aproveitar e o que dá para jogar fora!  Mas mudei!  E todas podem mudar!
Enfim o mundo virtual está aí para ser usado com sabedoria!  Boas pesquisas, muita paciência lendo os mais de 145786934734784092 resultados que o google apresenta, filtrando tudo o que leu e você descobre muitos blogs e sites com informações fantásticas!
Voltando ao parto e às informações!  O blog Parto no Brasil é um desses blogs que trazem informações sobre parto que todas as gestantes, tentantes e futuras mamães deveriam seguir!  Doula, episio, lei do acompanhante, parto domiciliar e números assustadores de cesáreas no Brasil são temas que sempre aparecem por lá.  Informam, emocionam e divulgam!  Adoro esse blog!
E sempre tem sorteios por lá também!  Dessa vez o sorteio é do maravilhoso livro Parto com Amor (veja o começo aqui).  Acho que toda gestante deveria dar uma olhadinha e ler apenas uma das histórias de amor que conta no livro!  Para concorrer ao livro é só ir lá no blog, deixar um comentário com nome e email e ter sorte!
E depois disso, dar um lida em todo o blog com muito carinho!

2 comentários:

Bianca Lanu disse...

Hummmmm...
Palavras de carinho como essa nos dão um fôlego danado!
Grata, querida! E, assim, caminhamos juntas c/ boas informações, p/ q outras mulheres, como vc, como eu, possam ter um parto c/ amor!
Boa sorte!
Um gde beijo, Bianca Lanu.

Mayra Suelen disse...

Oi querida, gostaria de te convidar a conhecer o Mundinho do bebê que fala sobre este lindo momento de ser mãe e conta tudo sobre este mundinho dos bebês http://mundinhodobebe.blogspot.com/ espero que tenha gostado do convite...super beijo