segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Preconceito!

video

*Preconceito = é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito)

Na vida tudo passa
não importa o que tu faça
O que te fazia rir
hoje já não tem mais graça
Tudo muda
Tudo troca de lugar
o filme é o mesmo
só o elenco que tem que mudar
Que alterar pra poder se encaixar
se não for pra ser feliz é melhor largar
Então se ligue e busque felicidade
pra existir história tem que existir verdade
Numa estrela cadente o sonho se faz presente
no compasso do batuque de um coração doente
A fera tá ferida mas não tá morta
Deus fecha a janela mas deixa aberta a porta

Porque o sol não se tampa com a peneira
Pra quem já tá molhado um pingo é besteira
Renovo minha força vendo o sol se pôr
pensamento longe renovo meu amor
Minha voz faz eco, tristeza que eu veto
não importa qual o papo
O papo aqui tem que ser reto
E cada chaga que a gente traz na alma
é a confirmação de que a ferida sara
E se restaura, já foi cicatrizada
eleve as mãos pros céus
Que a tua alma tá blindada
pois ninguém vive conto de fadas
Prefiro meu degrau do que sua escada

Que por sinal é pra subir e pra descer
um degrau de cada vez é assim que tem que ser
Tá entendendo o que eu tô falando?
Caiu a ficha ou ainda tá boiando?
Minhas palavras pairam pelo ar
e o meu show tem que continuar
por isso eu continuo no rap eu destruo
Como dizia Ali dou ferroadas e flutuo
Que nem no ringue tem que ter molejo
na minha criação a força vence o medo

Sem querer controlar o que sinto
Vivo sem deixar sombras no tempo

Então se ligue
Busque felicidade
Pra existir história tem que existir verdade
Então se ligue
Pra existir história tem que existir verdade


Certa vez, me disseram que essa música era cantada por um grupo de jovens tatuados e drogados.  Quem canta essa música é Túlio Dek e a banda NX Zero. Túlio Dek é um cantor e compositor de Rap que gosta de escrever sobre felicidade e realização de sonhos.  A banda NX Zero é formada por 5 rapazes que queriam ser famosos fazendo o que gostavam!  As músicas deles geralmente falam sobre paixões não correspondidas, grandes amores, desafios da vida e tal...  Essa é a mesma banda que canta a música "cedo ou tarde": "Cedo ou tarde a gente vai se encontrar/tenho certeza, numa bem melhor/ eu sei que quando canto você pode me escutar ".  Essa música foi escrita para o pai do guitarrista da banda, que faleceu quando ele tinha 2 anos de idade. 

O preconceito é algo que me mata!  E não só mata (figurativamente falando) a mim, como tbm faz morrer para mim o preconceituoso.  Certamente, vc que está lendo concorda comigo e deve estar balançando afirmativamente a cabeça e pensando em preconceito racial e preconceito contra gays...  Esses preconceitos tbm me enojam, mas não é sobre eles somente que quero falar! Outro dia eu estava fazendo umas pesquisas na internet sobre brasileiros morando no exterior.  Em meio às pesquisas me deparo com uma entrevista de uma brasileira que mora em Salt Lake City e em algum momento apareceu o comentário de que Salt lake é uma das cidades mais conservadoras e preconceituosas dos EUA devido à religião predominante nela!  Opa!  Pára tudo!  Como assim?  A minha religião é uma religião preconceituosa?  A religião onde temos como líder Jesus Cristo, o maior exemplo da humanidade de como devemos ser, é uma religião preconceituosa?

Fiquei um tanto P da vida com isso!  Mas logo tudo passou a fazer mais sentido para mim quando pensei melhor e percebi que minha religião não é preconceituosa.  Preconceituoso é o ser humano, seja da minha religião ou de outras.  O ser humano muitas vezes se deixa blindar a visão e a mente, tornando-se intolerante e preconceituoso.

Gordon B. Hinckley, que foi presidente da Igreja, disse: "Respeitem as opiniões e os sentimentos das outras pessoas. Reconheçam as virtudes que elas possuem; não olhem para seus erros. Procurem nelas seus pontos fortes e qualidades e vocês encontrarão força e virtudes que os ajudarão em sua própria vida".  Somos orientados a RESPEITAR as opiniões e sentimentos das pessoas!  Somos orientados a reconhecermos as VIRTUDES das pessoas e não olharmos para os seus erros!  Somos orientados a procurar nas pessoas seus pontos fortes e QUALIDADES, pois assim encontraremos força e virtudes que nos AJUDARÃO na nossa vida!!!!!!  Mas não são todos os que fazem isso!

Teve uma outra autoridade que disse que cheiro de cigarro na capela é o melhor cheiro que tem, pois é o cheiro de uma pessoa voltando à Cristo!  Mas quando alguém sente cheiro de cigarro e bebida, logo se afasta da pessoa e fala mal á meia boca!  Esse é o ser humano cruel e implacável!

Eu já fui alvo de preconceito.  Minha tatuagem de gatinho no tornozelo foi motivo de olhares feios e comentários maldosos da parte de uma "amiga" minha, que fazia questão de dizer que eu tinha uma pichação no corpo!  Recentemente o preconceito atacou de novo minha casa. Luiza quis ter cabelos coloridos (roxo, vermelho, azul...).  Deixei!  Afinal, a maioria das cores que tem em salão de beleza não são cores naturais de cabelo, mas fazem sucesso!  Quem me garante que daqui há uns anos, mulheres não irão ao salão tingir de azul?  Já tingem de vermelho e acham normal...  A primeira cor foi roxo!  Ficou lindo!  Depois foi vermelho. Então ela quis colocar um piercing no lábio.  Um brinco!!!  Uma argolinha!  Eu deixei, fui junto e ela e eu ficamos felizes!  Eu, por ter permitido que ela se expressasse livremente colocando um brinco onde queria, e ela por poder colocar o brinco onde queria!!!!  Pouco depois ela resolveu cortar o cabelo, pois estava maltratado devido à química e cortou como o meu: curtinho!  E tingiu de azul!!!!  Cara!  Ficou lindoooo!  Mas os olhares, os comentários, os julgamentos desnecessários e sem razão alguma passaram a nos atingir!  



Olham para a Luiza como se ela fosse uma delinquente, uma drogada quem sabe!  Talvez ela se pareça muito com uma menina que bebe nos finais de semana com a galera, que chega em casa junto com o nascer do sol, se esgueirando pelos cantos e cai na cama para dormir até às 17 horas, quando vai acordar, fumar um cigarro e sair novamente para se drogar e beber!  Oi?!?  De onde as pessoas tiram essas ideias?

A Luiza tem o cabelo rosa (hoje, pq amanhã pode estar verde ou laranja ou vermelho ou azul), um piercing no nariz e um piercing na língua!  Ela estuda de manhã, faz o segundo ano do ensino médio.  Nunca reprovou nenhuma série.  Está praticamente aprovada, faltando 2 ou 3 pontos para fechar as matérias (ainda estamos em outubro e a escola dela é por trimestre).  Ela sai da escola 12:30 e o Henrique entra às 13.  Apesar de eu levar o Henrique todos os dias, de segunda, quarta e sexta ela vem à pé para ficar com a Rebeca, com o Francisco e o Pietro e eu não precisar levá-los todos juntos.  Ela leva cerca de 15 minutos.  Quando chega, eu saio!  Após o almoço é ela quem lava a louça todos os dias.  Aliás, todas as louças da casa é responsabilidade dela.  Após a louça, Luiza fica na sala ou no quarto dela com o computador.  Entra no face, baixa músicas, joga...  Se eu preciso recolher uma roupa ou estender e não estou com tempo para fazer, é para ela que eu peço e ela é quem faz.  Pode até fazer reclamando vez ou outra, mas faz.  Sempre!  Se eu quero descansar um pouco e dormir de tarde e o o irmão faz cocô, quem limpa é ela, sem me acordar, sem reclamar!  De noite eu faço faculdade só pq tenho a Luiza para ficar com os irmãos!  Luiza cuida sozinha dos 4 irmãos todas as noites!  Inclusive Rebeca, que desde setembro ( com 8 meses) fica em casa todas as noites.  E o que ela faz quando eu saio?  É ela quem dá comida para eles.  É ela quem escova os dentes deles.  É ela quem lê história e coloca os meninos para dormir todas as noites.  É ela quem troca a fralda de cocô da Rebeca quando precisa.  É ela quem faz Rebeca dormir se está com sono.  E quando estou atrasada para sair para a faculdade é ela quem fala "Mãe, vai e deixa que eu dou o banho no Ticô".  Ticô tem 3 anos!  E quando eu chego em casa às 22:30, todos estão dormindo, menos ela, que está na sala esperando para abrir o portão.  A sala arrumada, a louça lavada e os meninos dormindo.  O suco pronto na geladeira (ela tbm é a fazedora oficial de suco da casa!!!).  Os finais de semana sempre começam com prova na escola.  Ela termina e vem para casa.  Ajuda a limpar a casa, ajuda a fazer o almoço: fazedora oficial de arroz!  As tardes e noites de sábado são em casa e nem me lembro quando foi a última vez que ela saiu com amigos.  Quando sai, vai ao shopping e, na maioria das vezes, faz questão de levar o irmão de 10 anos!  Domingo vai à igreja, local onde sabe que sofre olhares de reprovação e julgamentos.  Mas vai todos os domingos e é uma das únicas TRÊS moças ativas da ala!  Domingos à tarde ela torce por algum serão na igreja para poder encontrar alguns amigos de outras alas.  Quando não tem, é em casa que fica mesmo!
 







Essa é a Luiza!  Uma filha de 16 anos que ajuda em casa mais que qualquer filho que eu conheça!  Uma menina, que apesar de toda a adolescência que tem direito, é uma baita irmãzona, que cuida dos irmãos com todo carinho.  Sem ela, eu não teria a menor condição de fazer faculdade, visto que meu marido trabalha de noite e chega em casa depois de mim!  Usar brincos e cabelos coloridos não mudam quem ela é!

Se ela pintasse o cabelo de castanho e tirasse os piercings, ela continuaria sendo a mesma menina que cuida dos irmãos, que não sai com amigos para balada, que respeita os pais, que vai à igreja aos domingos.  E isso as pessoas não enxergam.  Não enxergam que não basta ter cabelos de cor natural se é uma pessoa que desrespeita a família e não valoriza o que tem valor!
Clique para ver a foto ampliada
Essas meninas da foto não tem cabelos coloridos nem piercings.  Estavam no show de Jorge e Mateus aqui na cidade.  Nesse mesmo dia, minha filha estava com seu cabelo azul e seu piercing no lábio no Instituto de Religião da igreja comendo pizza em uma atividade!  

Quando a gente fala em preconceito, a primeira coisa que as pessoas pensam é em preconceito com cor da pele e opção sexual.  Esquecem do preconceito com coisas "pequenas" como brincos e cabelos.  Tenho certeza que a maioria das pessoas não falariam para o filho: "Não ande com aquele menino pq ele é preto."  Pq quando alguém fala isso é muito ofensivo, é muito agressivo.  Mas as pessoas falam "Não ande com aquela menina, pois ela usa piercing na boca e tem cabelo colorido.".  Isso tbm é preconceito, isso tbm é ofensivo e agressivo!

Luiza tem sido vítima de olhares na rua, na escola e na igreja.  Mas ela é uma menina muito legal.  ela não se importa!  Ela está feliz e contente com seu cabelo e seus brincos!  E a mãe babona aqui até incentiva que ela passe mais maquiagem para ficar mais linda, pois ela nem gosta de usar muita coisa no rosto!  Sente-se feliz em ser simples como é!  

Essa postagem não foi para falar só da Luiza, mas foi o caminho que tomou!  Mas algo eu não posso deixar de escrever!  Eu tinha planejado desde o início escrever isso!  Jesus não tinha preconceitos.  Já pensou se tivesse?  Como seriam as escritura se Jesus fosse preconceituoso e fizesse julgamentos?  Modifiquei algumas para ilustrar!

Atenção!  Essas escrituras foram modificadas!!!!  Não são a palavra do Senhor!!!!

Jesus julgando pela aparência (doenças de pele eram um sinal de imundice no sentido de pecados, castigo de Deus).
"E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, recolhendo a mão, não tocou-o, dizendo: Não quero; continue imundo. E se és leproso, significa que tens muitos pecados, seu pecador imundo
"
Mateus 8:1-3 (escritura verdadeira nesse link)


Jesus dando instrução de como fazer com o inimigo!  Imagina como seria!!!!
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Pra quê amar a vossos inimigos e fazer bem aos que vos odeiam?
Falem mal dos que vos maldizem, e difamem os que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe a força de sua mão; e ao que te houver tirado a capa, grite por socorro, pq estão te roubando;
E dá a qualquer que te pedir, um sonoro não; 
E como vós quereis que os homens vos façam, exija que seja do seu jeito, sem respeitá-lo também.

Lucas 6:27-31 (escritura verdadeira nesse link)

E como seria a parábola do samaritano?  Essa seria muito boa!!!
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o de perto, passou de largo também; 37- Disse, pois, Jesus: vai e faze da mesma maneira.

Lucas 10:30-33 (escritura verdadeira nesse link)

E a melhor de todas!!!  A mulher adultera!  Como seria se Jesus fosse como nós?
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Então Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.  E escreveu: pode apedrejar, afinal ela é uma adultera, infiel e cruel.  Pode apedrejar!

João 8:3-6 (escritura verdadeira nesse link)

Pessoas da vida!  Antes de julgar alguém, antes de criticar alguém pela aparência dela, pensem em quem ela é!  preconceito não é só racismo!  Se você não diria para uma pessoa que não gosta dela por causa da cor da pele dela, não diga que não gosta de uma pessoa por causa da cor do cabelo dela!  Isso não faz sentido!

E por último, voltando lá na música do início, assista ao vídeo até o fim!  Foi feito especialmente para uma apresentação onde foi falado que a música era inapropriada para a igreja.  Uma pena que essa pessoa é preconceituosa e julga pela aparência.  Uma pena que ela não observe o que as coisas tem de melhor e ais virtuoso!  A música é linda e fala de coisas lindas!  Ah!  Luiza aparece nas fotos lá no final do vídeo!  Linda, ainda de cabelos compridos castanhos, sem piercings e com a mesma personalidade e com o mesmo jeitinho que tem hoje!!!!

Nenhum comentário: