sexta-feira, 18 de abril de 2008

Amamentação!

Falar sobre a amamentação dos meus filhos...

Amamentei a Luiza até 7 meses e pouco! O começo foi turbulento. Rachou, sangrou, mas não desisti. Eu só sabia que o Leite Materno era importante pro bebê! Se era importante, então eu queria dar! Mamou exclusivo até um mês! A coitadinha tinha muita cólica e a louca da pediatra disse que era fome!!!! Só um detalhe: ela estava gordinha como uma bolinha!!!!! Fome? Passou um tal de BioNAN! Leite novo no mercado! Caaaarooo! Compramos sem demora! A instrução era a seguinte: dar uma mamadeira de noite pra me dar uma folga!!! Estranho, se ela chorava de fome era pra deixar ela com fome o dia todo? Fiz a mamadeira e ela detestou. Não dei mais. Dei Luftal! E ela soltava pum e parava de chorar! Na consulta seguinte ela falou pra dar leite ninho! Com 2 meses??? Fui obediente! Mãe de primeira viagem! Acho que acertei só na livre demanda! A bichinha adorou o ninho. Eu dava uma vez por dia, sempre de noite! Às vezes não dava! Com 3 meses a louca da médica mandou dar comida! Falou que era pra dar sopinha salgada da Nestlê e das doces tbm!!!! Nem preciso dizer que a Luiza odiou! Tbm, ela só tinha 3 meses!!!! Começou a morder meu peito, acho que estava se sentindo abandonada, afinal eu queria dar comida pra ela!!!! Parei e só voltei a dar alguma coisa com 5 meses - e comecei com suquinhos... Com 7 meses ela acordou a noite toda pra mamar. Achei que meu leite não sustentava mais! Ninguém falou que bebês ficam confusos fora do ambiente de casa (nós estávamso na praia), que bebês podem ficar assim antes de nascer dentes ou quando têm um salto no desenvolvimento (foi nesse mês que ela engatinhou e que nasceu o 1º dente). Comecei a dar mamadeira toda hora e em um dia ela parecia que não sabia mais pra que servia o peito! Tadinha!

Com o Henrique foi bem parecido o começo. Turbulento! Rachou, sangrou e ingurgitou! Mas não desisti! Fazia seis anos que eu tinha tido a Luiza e era o primeiro menino, uma situação completamente diferente da primeira (eu já era adulta e estava casada). Mamou exclusivo até 4 meses e meio! O pediatra falou que se eu quisesse introdusir suquinhos poderia! Tomou suquinho uma vez por dia por 1 mês! Pela manhã sempre! Sucos puros, sem água! Ele adorava suco de melão!!!!! Com 5 meses e meio começou a comer frutinhas - detestou! E com 6 meses começou com papinha salgada! Continuou no peito, sempre em livre demanda! Mamava muito e toda hora! Com 9 meses não cresceu, não engordou de um mês pro outro. Não aceitava mais suco, fruta ou papinha! Quando eu vinha com o prato ele vinha com o choro e puxava minha blusa! O pediatra falou pra tirar o peito pra ver se ele comia melhor! Tirei! Ele se recusou a mamar por três dias! Nunca tinha bebido nada com leite de vaca, nem comido nada que tivesse leite também! Teve alergia ao leite de vaca e aí começou um pequeno tormento intestinal do meu pequeno! Ainda lembro da sensação do peito cheio de leite sem poder dar pra ele! Eu tinha tomado um medicamento pra secar o leite e a poracria não funcionou. E depois de tomado o remédio eu não podia mais por ele no peito! Ainda bem que na época eu achava que estava fazendo a coisa ceta e tentava passar isso pra ele! Falava que era pra ele ficar forte e bonito que ele não podia mamar! Tadinho!

Ah! Agora com o Pietro tudo está sendo diferente! Minha cabeça é outra! Não que eu não tenha dúvidas, mas quero acertar! Quero amamentar exclusivo até 6 meses. Não tenho a menor pressa de que ele coma outra coisa, afinal depois só dá trabalho sair de casa com comida, suco, fruta... Sair com o peito é tudo de bom!!!! Estou curtindo cada momento de amamentação! Tá certo que às vezes fico cansada com as crises de "Quero-peito-o-tempo-todo" que ele tem, mas só de ver o rostinho de felicidade dele enquanto mama já vale a pena! Aqueles olhinhos que vão se fechando a medida que a barriguinha vai enchendo me deixa com o coração acelerado. E quando ele está mamando, olha pra mim com olhos grandes, pára e abre aquele sorriso banguela? Quero ter pra sempre essa imagem comigo! Adoro cheirar ele enquanto ele mama! Me sinto meio um cachorrinho lambendo o filhote enquanto ele tenta mamar com tranquilidade! Mas é assim! Feliz e com prazer que eu gosto de amamentar meu filhote! A pediatra na última consulta ficou espantada quando falei que ele estava só no peito! Não falou pra dar nada, mesmo ele tendo ganhado peso um pouco abaixo da média. Mas ela considerou que ele cresceu bastante e que tbm teve um resfriado e mamou menos nesses dias! Agora quero só ver se ela vai falr pra entra com frutinhas e tal! Nem vou discutir, só não vou dar!!!! Assim tem sido amamentar meu terceiro filho! E ficar pensando que ele pode ser o último me faz querer dar de mamar pra ele por quanto tempo ele quiser! Mas mesmo que um dia venho outro, ele vai mamar até quando quiser!

Ah! Eu tinha comprado uma lata de NAN pq achei que estava com pouco leite! Ele não tomou pq não gostou! Ainda bem! Mulher que teve filho à pouco parece que perde uns neurônios! Ainda bem que ele não tomou! Como já estava aberta eu tentei fazer aquela papinha com o pó e um pouco de água! Ficou horrível! Joguei o pó no lixo e coloquei a lata no lixo reciclável! Pelo menos preservo o meio ambiente!!!!!!

Nenhum comentário: