sexta-feira, 27 de junho de 2008

Rituais

Quando eu era pequena sempre rezava um versinho junto com minha mãe antes de dormir. Eu escovava os dentes, fazia xixi, ia até a sala e falava que ia dormir. Minha mãe ia até meu quarto, eu deitava e ela sentava ao meu lado. Então eu praticamente recitava:
"Boa noite, durma com Deus e seus anjinhos. Amém.
Anjinho da guarda, me proteja, olhe sempre por mim e pela mamãe."
Assim eram todas as noites até os meus 12 anos, quando mudamos para a casa da Mama (minha avozinha querida!). É incrível pensar que com 12 anos ainda rezava isso todas as noites com minha mãe do meu lado! Quando eu ainda era bem pequena e não compreendia direitos as palavras eu dizia que "pela mamãe" significava por todo mundo. Eu sempre falava isso para a Mama quando eventualmente eu dormia lá! Me incomodava o fato de eu estar só pedindo por mim e pela minha mãe... Criança é engraçada!!!
Eu sempre imaginei que ensinaria esses versinhos para meus filhos, mas nunca o fiz! A Luiza nunca teve um ritual para dormir. Era só estar do lado dela, dar um beijo e responder aos chamados até que ela adormecesse!
Já o Henrique acabou criando um ritual curioso. Por conta dele mesmo! Todas as noites eu ia com ele até o quarto e o cobria, até que isso passou a ficar chato pois até quando ele levantava pra ir ao banheiro eu tinha que voltar lá e cobrí-lo. Por tanto o ritual de cobrir pra dormir foi abolido aqui de casa, mas os versinhos do Henrique continuam. Antes ele falava quando eu ia cobrí-lo, agora ele fala em qualquer lugar! Ele sempre fala:
"Não precisa ter medo, não tem monstro e a luz do corredor tá acesa?" E recentemente acrescentado: "e você vem me dá um beijo?"
E ele espera a resposta que sempre é: "Não, não, sim, tá!" E tem que responder sempre!
São coisas pequenas assim que me fazem sorrir sozinha em momentos que estou comigo mesma. Parece insignificante, mas tenho certeza que ele vai lembrar disso quando estiver adulto e talvez algum dia conte para o seu filho das perguntas que fazia pra mamãe antes de dormir!

Nenhum comentário: