terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A tal da Galinha




Cresci assistindo Xou da Xuxa.  Na verdade, cresci assistindo Mara Maravilha, pq eu estudava de manhã e a Xuxa passava de manhã também!  Sobrava a Mara que passava de tarde!  Mas eu curtia muito.  Caverna do Dragão, He-Man, She-Ra, Thunder Cats eram desenhos que eu amava e assistia com total atenção!  Nas férias, é clarooooo, que eu assistia Xuxa!  Lembro dela sentada em uma pilha enorme de cartas.  Ela conversava com um boneco de óculos e cabelos pretos.  Acho que ainda lembro do endereço: Av. Saturnino de Brito, 54 Jardim Botânico, Rio de Janeiro.  O CEP é 22470.  Só não tenho certeza se era 54 mesmo, mas o CEP era exatamente esse!  Escrevi inúmeras cartinhas para a Xuxa e minha tia pegava com a promessa de enviar.  Nunca soube se ela as enviava ou não!  Isso foi nos anos 80, mais ou menos há 25 anos atrás, quando eu tinha 8 anos.  Assisti esses desenhos, Xuxa, Mara, até meus 12 anos, quando a MTV passou a ser muito mais interessante.  Na verdade, foi quando a MTV passou a transmitir kkkkk
O tempo passou, eu cresci, tive filhos e a TV continua aí.  Confesso que detesto TV.  Ela acaba com o diálogo dentro de casa, faz as pessoas falarem mais alto e consequentemente a TV fica em um volume maior e as pessoas falam mais alto ainda e o volume da TV precisa ser aumentado e isso continua até as pessoas resolverem se calar ou o volume da TV estar no 100!  As notícias que passam são só sobre tragédias, mortes, tiroteios, assaltos e roubalheira na política!  Deprimente!  Salva-se a TV Cultura que passa uns desenhos legais durante todo o dia.  Já tive TV por assinatura, mas é tão deprimente quanto a TV aberta.  No primeiro mês é só novidades!  No segundo mês é só reprise e tudo fica sendo reprisado pelo próximo ano inteiro!  Não vi nada que prestasse e só gerou brigas e mais brigas dentro da minha casa, pois todo mundo queria assistir uma coisa diferente!  Cancelei!  Ponto final!
Mas voltando uns anos atrás, Luiza ganhou um VHS da Xuxa Só Para Baixinhos 2.  Ela tinha uns 4 anos?  Ou será que era menos?  Não me lembro.  Acho que era 4...  As músicas eram versões em português de músicas infantis americanas.  Acho que todas elas!  Eram bonitinhas e logo a Luiza tinha decorado todas as letras, todas as coreografias e a ordem das músicas!  E eu também, que dançava junto e tudo!  Colorido, chamativo, sem nada vulgar, sem nada que, do meu ponto de vista, desabonava o vídeo.  Achava até muito legal o vídeo começar agitado e ir acalmando o ritmo até terminar!
E veio o Henrique.  Quando ele tinha uns 8 meses e Luiza 6 anos, Rafael trouxe para casa o DVD da XSPB 4.  Alegre, colorido, com o tema praia, logo nos cativou.  Novamente as músicas eram, na sua maioria, uma versão em português de músicas americanas, mas eram muito legais! Depois veio o XSPB 5, com o tema circo e depois todos os outros!  Pietro aprendeu a gostar vendo o Henrique gostando.  Francisco aprendeu com Pietro e provavelmente Rebeca aprenderá a gostar vendo o Francisco!  Sim!  É colorido, muitas cores!  As coreografias são fáceis e eles aprendem muito rápido.  Sem contar as coisinhas como perto-longe, 1 a 10, vogais, cores...  Rápido, muito rápido eles estão cantando e aprendem sem nem perceber.  Educativos?  Nãããããoooo...  Definitivamente eu não acho os DVDs da Xuxa educativos.  São divertidos!
E então, em 2010 eu ouvi falar de uma tal Galinha Pintadinha!  Logo essa tal Galinha chegou em casa!  Colorida!  Muito colorida!  Entre uma música e outra aparecem umas galinhas estranhas com uma vaca mais estranha ainda.  Eu achei engraçado!  Mas o melhor: músicas nacionais!  Marcha soldado, a barata, indiozinhos, escravos de jó!  Aí vem alguém e diz que essas músicas são na verdade uma versão feita em português pelas criancinhas que ouviam os colonizadores cantando blá-blá-blá...  Mas são musiquinhas cantadas aqui no Brasil desde sempre, oras!  Enfim, amei a tal Galinha!  Meus filhos passaram a cantar músicas que eu cantava desde pequena!  Que legal isso!
E vieram as Galinhas 2 e 3 logo depois!  Acrescentadas ao repertório infantil daqui de casa.  Muitas pessoas talvez pensem que é um repertório pobre.  Eu não acho.  No meu celular, no meu computador e em CDs tem Palavra Cantada e Grupo Rumo.  Eles curtem igual!  Músicas infantis!  É isso que é legal!  Não estou criticando quem não gosta da Xuxa ou da tal Galinha!  Essa é a minha opinião! 
Eu sou muito eclética no meu gosto musical.  Agora posso estar cantarolando Metallica e daqui há pouco, cantando a plenos pulmões Alceu Valença!  A Xuxa não estragou meu gosto música hahahah  Francisco adora a Xuxa, mas canta o dia inteiro Anunciação (“tu vens, tu vens.  Eu já icuto o seu sinal” – ainda vou filmar ele cantando!). Mas sabe o que eu não gosto?  De pessoas que não gostam da Xuxa, da Galinha ou de qualquer desses infantis e ficam falando mal!  Outro dia ouvi uma pessoa comentando: “Essa Galinha dá medo...”  Será que essa pessoa já ouviu Taquaras, do Palavra Cantada?  Eu tinha que pular essa música quando o Henrique era menor!  Ele morria de medo, de chorar!  Então, o que é mais prejudicial?  A Galinha Pintadinha na música Escravos de Jó ou Taquaras do Palavra Cantada?  Na minha opinião, nenhuma delas!

Agora sem noção é o que vi hoje: proposta pedagógica baseada na família da Galinha Pintadinha AAAAAFFFFFF  Socorro!  Mas a culpa não é da pobre Galinha.  Mas sim das pedagogas sem noção.

“E a vida é uma delícia” (Galinha pintadinha)

Nenhum comentário: