segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Tempo, tempo, mano velho"

Quando a Luiza nasceu tudo era novidade.  Sorriu, pegou um brinquedo, segurou o pé, "conversou", sentou, engatinhou, andou...  Tudo...  Mas eu sempre desejava mais.  Colocava ela "sentada" apoiada em almofadas para fotografar a Luiza sentada com 2 meses!!!  Eu não via hora dela sentar, engatinhar, andar...  Sempre procurando antecipar o natural.  Estimulando para que ela desse o próximo passo logo!  E torcendo para que as coisas que não tinham como ser estimuladas acontecessem rápido: dentinhos, por exemplo, que foram nascer aos 7 meses só!  E então um dia eu olhei para a Lu e ela não só andava como corria.  Não só falava, mas contava histórias inteiras!  Sua boca já estava cheia de dentes, seus cabelos já formavam cachos abaixo dos ombros.  Ela cresceu e eu nem vi.  Não curti o sorriso banguelo, pq eu queria logo ver um sorriso cheio de dentes.  Não curti um bb molinho no colo pq eu queria um bb que sentava.  Não curti os tombos de lado de um bb que tinha acabado de aprender a sentar, pois minha preocupação era que ela não só sentasse, mas que ficasse sentada firme e que aprendesse a sentar sozinha logo!  Não curti as engatinhadas pela casa, pois ansiava pelos primeiros passos.  E tudo pelo que eu esperava chegou e nada do que havia passado eu tinha curtido.  E deu aquela saudade das coisas que não vão voltar mais...
E veio o Henrique.  Com ele tudo foi diferente.  Eu sabia que o tempo passava rápido e que ele cresceria antes que eu percebesse.  Enquanto eu via pais colocando seus pequenos bbs de 6 meses em pé e tentando fazê-los andar, eu colocava o meu bb deitadinho e beijava muito aquela barriga redonda e macia só para ouvir suas gargalhadas.  Enquanto eu via pais forçando seus pequenos bebês de 3 meses a sentarem, eu fazia questão que meu bebê ficasse deitado e aprendesse sozinho a rolar...  No entanto, Henrique engatinhou com 7 meses (idade considerada normal) e andou com 11 meses!  Em seu aniversário de 1 ano, corria em volta da casa com as crianças da festa!  Mesmo sem eu fazer nada, meu bb tbm cresceu rápido.
Pietro chegou e eu já conhecia muito bem o meu maior vilão: o tempo!  Mas quando Pi nasceu eu estava começando a ver o mundo diferente: forma de nascer, de criar, de cuidar...  Um maternar diferente.  Oba!!!  Vou curtir muito esse bebê pequenininho!  Pietro era delicado, pequeno.  Meu fuinha, como eu o chamava!  Decidi que ele só se alimentaria quando tivesse condições de sentar sozinho sem apoio e quando tivesse dentes.  Rá-rá!  Com 5 meses apontou o primeiro e o segundo dente!  Com 6 meses ele já sentava sem apoio.  Para amenizar minha dor com seu rápido crescimento, ele resolveu que ainda não era hora de começar a comer e continuou mamando no peito até 7 meses e meio exclusivamente.  E só depois dessa idade é que passou a atacar os pratos de comida!  Assim como os outros, engatinhou e depois andou.  Mas andou só com 1 ano e quase 3 meses!  O que me deixou um tanto feliz, pois foi meu bbzico por um pouquinho mais de tempo!  Demorou a falar com palavras, pois falava com sinais que ele mesmo criou! Mas isso o tornava mais fofo e bb para mim.  Nunca retardei  ou dificultei o desenvolvimento dele, mas eu gostava quando ele não se adiantava nas coisas!
E então chegou Francisco.  Esse eu não queria que crescesse de jeito nenhum.  Tanto não quis que ele não crescia mesmo.  Estatura abaixo da média a partir do quinto mês.  E peso baixo tbm...  Porém com 3 meses meu sorriso banguelo se foi.  Chorei escondido, pq pensei que nunca mais teria um sorriso sem dentes para mim! Com 5 meses já se arrastava e logo engatinhou.  Desespero!  Quero um bebê por mais tempo! Com 7 meses resolveu que comer era a melhor coisa do mundo. Com 8 meses me chamava de mamãe, com 9 meses chamava o pai e o Henrique! Com 1 ano tinha um vocabulário de mais de 10 palavras com 2 sílabas!  O que é isso?  Tempo, seu feio.  Não só passou rápido demais como tbm deixou meu bb crescer...  Que aliás, só foi crescer em estatura mesmo depois que me entendi com esse tal tempo.  E então ele voltou a esticar e engordar...  E eu olhei para trás e vi que passou rápido demais...
Rebeca, meu bb surpresa, chegou pequena!  A menos dos meus 5 filhos!  3,360kg, 49cm.  Minha menininha linda de rostinho miúdo.  Tempo, tempo!  Por favor, passe lentamente.  Deixa minha pequena crescer devagar e não passe tão rápido!  E parece que foi ontem que ela nasceu. Ainda me custa acreditar que ela é uma menina! Ainda olho para ela e falo: você é uma menininha!  Igual no dia em que ela nasceu e que eu a peguei e olhei para ver se era nossa menininha!  E Rebeca chegou sorrindo!  Olhava fixo nos nossos olhos.  Imitava nossas expressões e o pai perguntava: mas isso é normal tão cedo?  E eu pensava: tempo, tempo...  me dá mais tempo, por favor...  E ela sorria e ela crescia... E com 2 meses e 10 dias já pegava seu paninho ou seu brinquedo por vontade própria.  O que é isso?  Pq tão cedo?  E de repente começou a conversar...  E dorme feito a Bela Adormecida.  Uma mocinha que já não mama mais de madrugada!  Como assim?  Pode isso, produção?  E fica brincando sozinha até adormecer SOZINHA!  Como assim, Bial?  E tem dias que nem chora para mamar!  Quero meu bb de volta!  Devolvam ele, ETs!  E levem esse bb de brinquedo de volta!  Como diz o Henrique: ela é muito perfeita para ser de verdade!
E tudo isso que contei foi para dizer que ela está crescendo muito, muito rápido!  E que hoje (11/02), com 3 meses e 15 dias, Rebeca pegou o pé e colocou na boca! E não foi só isso!  Quando olho o meu sorriso mais lindo do mundo percebo que logo não será mais banguelo!  Dois dentes já forçam a gengiva e estão prestes a acabar com meu sorriso banguela!  E bate aquele desespero de não poder segurar o tempo.  De sentir ele escorrendo pelos meus dedos enquanto os dentinhos da minha filha insistem em querer aparecer!
E enquanto dois dentinhos querem surgir, dois dentinhos amolecem para cair.  Pietro está quase ficando banguelinho!
E o tempo não passa.  Ele voa!

Nenhum comentário: