segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Leite de aveia




Durante minha última gravidez eu tive problemas com o leite de vaca.  Me tornei intolerante à lactose.  Era tomar leite para ter dor de barriga!  Foi horrível!  Eu sempre gostei muito de leite e chegava a tomar 1 litro por dia.  Sempre com  achocolatado ou chocolate em pó!  Leite, muito leite!  Tentei substituir por chás, mas é muito sem graça e como eu gosto de tomar toda hora, esquentar água, fazer o chá...  Eu não gosto de chá gelado...  E tentei tbm o leite de soja.  Gostoso (tá, eu gosto...), prático, mas enjoativo com o tempo, para não dizer que é maio carinho.  Chorei pq queria tomar leite e não podia.  Tomei e passei mal várias vezes...
Então Rebeca nasceu e a intolerância passou.  Nem vou descrever aqui como chegamos na proteína do leite de vaca...  Mas o fato é que se consumo leite de vaca a Rebeca sofre!  Tentei o leite de soja novamente, mas ela tbm reagiu mal.  Então achei no facebook o leite de aveia.  Eu adoro aveia.  Resolvi tentar!  Agora é só o que tomo!  Delicioso!  Para quem gosta de aveia, claro!  Minha receita é diferente de todas que vi.  As quantidades são bem diferentes!

2/3 de xic de aveia em flocos
1 litro de água

Eu coloco a aveia no liquidificador e aqueço a água até quase ferver.  Coloco a água no liquidificador e deixo a aveia de molho por uns 30 minutos.  Bato bastante.  Passo por uma peneira e tenho 1 litro de leite de aveia que não chega a custar nem 1 real!  Ele fica meio grossinho e quando levanta a colher parece gosmento.  Quando tomo, essa gosma não aparece.  Eu tomo com achocolatado (sem leite, soro de leite ou traços de leite) ou com açúcar e baunilha (meu preferido!).
Cheguei nessa quantidade pq todas as outras quantidades que achei na internet deixavam o leite tão grosso que era impossível tomar sem diluir.  Confesso que já fiz bem grosso, para diluir na hora de tomar, pois assim dura mais tempo kkkk
Como não uso pano para coar, mas só uma peneira comum, muitos pedacinhos passam para o leite.  Eu não ligo pq são pedacinhos que não dá nem para sentir.  Mas se for para dar para uma criança que toma naqueles copinhos de bico, pode entupir... 
Descobri que o leite de aveia tbm pode ser usado para substituir o leite de vaca em qualquer receita e para substituir o creme de leite, pois quando aquecido ele engrossa!  Com a vantagem de que é leve!
Tudo isso foi uma lição para mim!  Quando foi por mim, na gravidez, eu não aceitei.  Agora, quando foi pelo meu bebê, eu aceitei tranquilamente! 
Tem vezes que eu escorrego e como um pedaço de pizza!  Tem vezes que eu esqueço e como uma fatia de queijo!  Mas já passei uma semana inteira sem chegar perto de leite de vaca e derivados!
Então fica a dica para quem não pode ou não quer tomar leite de vaca!

Nenhum comentário: